RSS

Entra em cena o Maior Paleco da Praia no carnaval!

Inevitavel e fatalmente, teria de chegar a vez do Maior Paleco da Praia assumir o título e escrever um post para nós. Senhoras e senhores, Ângelo Cardoso, ou para os amigos, Manolo.
____________
"Eu néra pa ecrevêr nada e muite menes pa me adefender, se é k é de defesa o que se vai dezêr a seguir, mas pós pouques que inda teem duvidas, vou d’xar aqui uma axegazinha....
Como deve parecer óbvio conheço muitos mais palecos que nazarenos (também era melhor), e dos que sazonalmente no carnaval aparecem, principalmente para tocar, conheço-os todos ou quase. Este meu “titâlo” de “Maior Paleco da Praia” que eu muito prezo acreditem, ao ponto de há muito considerar a Nazaré a minha segunda terra (até parece que sempre vivi lá), só pode ser contestado pelo maior paleco da praia... de Monte Redondo, o meu amigo Rui Amado, que entrou no carnaval no mesmo dia que eu, que como eu e da mesma maneira é um defensor assanhado do carnaval da Nazaré! As três pequenas diferenças entre mim e ele são:
1- Eu já fiz o carnaval do Planalto e ele não;
2- Eu todos os anos faço a minha letra e a minha marxa e ele faz algumas dos outros (e boas a maior parte delas), mas não faz a dele...
3- Eu tive a sorte de ter feito uma marxa de exito generalizado e isso deu-me mais visibilidade.
No entanto ele já participou na composição de marxas vencedoras do concurso da marxa geral e eu ainda não.... Só isso faz de nós os maiores palecos? Claro que não! Embora não consiga sequer vislumbrar um só músico paleco que se envolva como nós... nem lá perto.
O que faz de nós os maiores palecos e até maiores nazarenos que os nazarenos que tocam connosco o ano inteiro, é que em todo o lado do país onde estivermos e seja ou não carnaval nós mostramos e falamos e tocamos o carnaval da nazaré para mostrá-lo às pessoas. E estamos sempre prontos nas situações mais improváveis para tocar e cantar a nazaré e a sua musicalidade! Todos os músicos que tocam connosco o podem facilmente comprovar mesmo sabendo que são eles que se encolhem sempre que a gente avança com marchas. E deixo-vos aqui uma situação logicamente verdadeira da dimensão da coisa: um dia fui eu e o Amado tocar a Almada ao bar do teatro municipal e alguém do pouco presente publico falou da Nazaré por qualquer motivo, e isso bastou para que tocássemos várias marxas “clássicas” para mostrar o quão rico é o Carnaval da Nazaré! Muitos nazarenos ter-se-iam encolhido...nós não! Nunca! E porquê? Porque gostamos muito do carnaval e já o tentámos, aliás todos os anos tentamos mostrá-lo a outros palecos que curiosos vêm ver mas não voltam, porque não percebem, não entendem...

Mas estes dois palecos entendem, percebem e fundamentalmente gostam...e divertem-se tanto como os nazarenos não tenham duvidas... por isso se não for meu o “titâlo” é-o do Rui de certeza!

Viva o carnaval da Nazaré!

Manolo"

2 Comentários:

Rui Amado disse...

Ah ganda Manoooooolo!!! Inda vamos arrasar c`o Carnaval!!! lololol. Ass:Amado

C@necão disse...

Será que é desta que ele ganhar o concurso para a marcha geral? Para o ano será rei de carnaval!